Leonard Cohen ganhou o Prémio Príncipe das Astúrias das Letras, prémio dedicado a personalidades no âmbito da literatura ou da línguistica , cuja obra represente uma contribuição relevante para a cultura universal. Leonard é o poeta das canções, romancista e músico. escreveu sobre a perseguição dos judeus durante a segunda guerra mundial e sobre o amor e desventuras românticas como podemos apreciar nos temas Suzanne e Chelsea Hotel. Publicou o seu primeiro livro de poemas em 1956 Let us Compare Mythologies, seguindo-se o romance O Jogo Favorito em 1963 e a colecção de poesia Flowers for Hitler a par com a sua produção musical.
Em 2008 deu dois espetáculos em Portugal, voltando em 2010, espetáculo a que eu tive o enorme prazer de assistir porque Leonard Cohen é um dos meus músicos favoritos.
A digressão que fez entre 2008 e 2010 está registada neste álbum que é um pequeno tesouro: "Songs from the Road
Eis o livro da autoria de Marc Hendrickx, editado em Portugal por Guerra e Paz, Editores. "Muito longe de ser uma biografia, aqui o autor procura, através de um registo imtimista, as respostas para questões sobre o Homem, a felicidade, a tomada de consciência, a fé, o objetivo de vida, o amor, a velhice e a morte." (nota da editora)
Os Prémios Príncipe das Astúrias foram fundados em 1981 e contemplam as áreas da Comunicação e Humanidades, Ciências Sociais, Artes, Letras, Investigação Científica e Técnica, Cooperação Internacional, Concórdia e Desportos. São entregue no mês de Outubro em cerimónia solene conduzida pelo Príncipe das Astúrias, em Oviedo, capital do Principado das Astúrias.
Apreciem a letra, a música e a voz deste grande autor na canção Everybody Knows:
http://youtu.be/wh9AC0jCGjY
Um grande abraço
Sem comentários:
Enviar um comentário