quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dois Poemas de Pablo Neruda

dois poemas de Pablo Neruda do livro "Cem Poemas de Amor" editado pela Campo das Letras




Não te quero senão porque te quero
e de querer-te a não querer-te chego
e de esperar-te quando não te espero
passa meu coração do frio ao fogo.

Quero-te apenas porque a ti eu quero
A ti odeio sem fim e, odiando-te, te suplico,
e a medida do meu amor viajante
é não ver-te e amar-te como um cego.

Consumirá talvez a luz de Janeiro,
o seu raio cruel, meu coração inteiro,
roubando-me a chave do sossego.

Nesta história apenas eu morro
e morrerrei de amor porque te quero,
porque te quero, amor, a sangue e fogo.








Tenho fome da tua boca, da tua voz,  do teu cabelo,
e ando pelas ruas sem comer, calado,
não me sustenta o pão, a aurora me desconcerta,
busco no dia o som líquido dos teus pés.

Estou faminto do teu riso saltitante,
das tuas mãos cor de furioso celeiro,
tenho fome da pálida pedra das tuas unhas,
quero comer a tua pele como uma intacta amêndoa.

Quero comer o raio queimado na tua formosura,
o nariz soberano do rosto altivo,
quero comer a sombra fugaz das tuas pestanas

e faminto venho e vou farejando o crepúsculo
à tua procura, procurando o teu coração ardente
como um puma na solidão de Quitratúe. *




* Quitratúe : é um lugar povoado da região de Araucanía, no Chile.





Um grande abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...